Saiba como adestrar o seu pet de um jeito mais fácil

Você gostaria que seu fofineo desse a patinha, ou fosse buscar um objeto especifico, ou até mesmo que ele fosse um pouco mais educado? Saiba que aplicando um bom adestramento, isso é possível.  

Diferente do que muitos pensam, o adestramento vai além do que apenas ensinar seu pet a ser mais engraçadinho ou fofinho. O adestramento é uma prática para você ensinar truques ao seu bichinho, a fim de facilitar tarefas do dia a dia dele e ensiná-lo a obedecer.  

O que para muitos pode parecer impossível ser implementado por um leigo, na realidade é mais acessível do que o imaginado. O principal segredo para a aplicação de um adestramento de qualidade, está na questão de você entender o máximo possível sobre o assunto e dedicar um tempo específico para tal prática.  

O primeiro passo você já deu: está pesquisando sobre o assunto em nosso blog, agora é só aproveitar o período de fériae começar a treinar o seu bichinho com as dicas que selecionamos para você! Vem ver:

Please Doggy GIF - Please Doggy Cute GIFs

 Adestrar é repetição 

A palavra “adestrar” significa: ensinar, disciplinar, treinar. Quando falamos em tais atitudes, precisamos entender, em primeiro lugar que, os bichinhos só são capazes de compreender uma situaçãose ela se tornar corriqueira. Ou seja, se você deseja educar seu fofineo, você precisa fazer com que determinado ensinamento se torne um hábito.  

Seja sentar, dar a pata, deitar ou fica, não importa o comando, é essencial que você repita diversas vezes cada ação para que ele de fato aprenda e passe a agir daquela forma que você gostaria. Mas, lembre-se:  assim como nós nos distraímos facilmente quando fazemos uma mesma atividade, procure implementar treinos mais curtos, com descansos para intercalar. 

Recorra as recompensas

Nossos fofinhos são tão curiosos e brincalhões que, inúmeras coisas podem ser consideradas recompensas para eles. O fato de você olhar de forma mais amigável, frases positivas como “esse é meu garoto” acompanhadas de carinhos, petiscos, um grande sorriso. Enfim, entre outras recompensas aliadas do adestramento que atuam como fatores que impulsionam o bichinho a fazer coisas até que se tornem hábitos. A dica que podemos te dar em relação as recompensas é a de que elas devem ser rápidas e instantâneas, para não tirar o foco do fofineo. E pequenos para que eles possam ser mastigados rapidamente. 

Yes Friday GIF - Yes Friday Happy GIFs

 

 

Passo a passo de alguns comandos

Existem diversos tipos de adestramentos, com diversas finalidades. Hoje separamos os principais para que você comece hoje mesmo a educar o seu fofineo. 

Fazer sentar

Fazer o bichinho sentar é o primeiro passo, justamente por ele desencadear os demais comandos. Para fazer com que ele passe essa primeira fase, você deve: 

  • Pegar o petisco e mostrar ao cãozinho; 
  • Manter o petisco perto do focinho; 
  • Mover o petisco até atrás da cabeça do bichinho, fazendo com que ele siga a ponto de uma hora ou outra ele sentar; 
  • Após isso, diga “senta” e dê o petisco. 

Se o seu pet não sentou após cheirar o petisco, continue movendo a sua mão até a parte de trás da cabeça dele. Quando ele aprender a sentar, ele estará pronto para qualquer outro comando que você deseje ensinar. 

Dog Triste GIF - Dog Triste PuppyDogEyes GIFs

Fazer dar a pata

O próximo passo é fazê-lo dar a patinha. Este comando trabalha muito com o raciocínio e a concentração do fofineopor isso, a forma mais simples de ensiná-lo é esconder um petisco na mão e deixar que ele cheire. 

  • Dê o comando para o cão sentar;
  • Esconda um petisco em sua mão;
  • Mostre com o objetivo de fazê-lo apenas cheirá-lo;
  • Espere até que ele estique a patinha para tentar abri-la;
  • Quando estiver com a patinha sobre a sua mão, diga o comando “dá a patinha”.
  • E depois entregue o petisco;

Não esqueça de elogiar e dar muito carinho, pois dessa forma será mais fácil de mostrá-lo que determinada atitude é a desejada por você. Já avisamos que dar a patinha é um dos comandos mais complicadinhos, porém não é impossível, por isso não desista! 

Puppy Love Hi GIF - PuppyLove Hi DontLeave GIFs

Fazer deitar

O próximo passo requer ainda mais paciência, pois fazer o bichinho deitar é um pouco mais complexo. A dica que podemos te passar para fazer com que isso aconteça, é a seguinte; 

  • Coloque um petisco em sua mão e a feche;
  • Aproxime sua mão do focinho e o deixe cheirar;
  • Quando ele identificar o petisco, encoste a mão no chão;
  • Após isso, deslize sua mão em direção ao fofinho a fim de indicar que ele deve segui-lo;

Depois disso, é muito provável que ele abaixe a cabeça e deite. Quando isso acontecer dê o petisco.  

Cute Puppy GIF - Cute Puppy Kawaii GIFs

Fazer ficar

Um dos comandos mais uteis para educar o fofineo é faze-lo ficar, pois muitas vezes quando chega visita, ou você precisa de algo no qual o bichinho não deve ficar perto, você utiliza este comando e ele obedece.  

Para ensiná-lo a ficar paradinho em um local, você precisa: 

  • Dar o comando para ele sentar;
  • Abrir a palma da mão e colocá-la a frente do cachorro sem tocá-lo;
  • Dizer “fica”;
  • Dar uns passos para trás;
  • Repetir o comando e oferecer a recompensa;

Quando muito praticado, se tornará um hábito. 

Huh? Huh? Wuh? Wha? GIF - Confused Dogs Cute GIFs

O ato de adestrar 

Para adestrar um fofineo não é necessariamente dom, mas sim dedicação. A partir do momento em que você passa a reforçar e repetir comportamentos que beneficiam o bem-estar e a qualidade de vida não só dele, mas de todo o convívio familiar, você compreende a importância de tal prática. Além do adestramento fornecer estímulos para a memória e o raciocínio, é possível notar uma diminuição de problemas comportamentais que, na maioria das vezes, são causadas pela ansiedade enfrentadas por eles. 

Agora que você já tem várias diquinhas importantes, que tal saber ainda mais sobre o mundo pet? Siga nossas redes sociais fique por dentro das novidades!   

Até a próxima, Aulovers! 💜🐶 

Você também pode gostar

Rolar para cima