Dezembro verde: conheça a causa contra o abandono de animais

A campanha Dezembro Verde começou no Brasil e cada ano vem alcançando  ainda  mais ativistas da causa anima l ,  que luta m contra o abandono dos nossos  fofineos . Este problema é extremamente grave e deve ser mais discutido, principalmente neste período do ano , onde os casos aumentam.  

Criado  no Brasil pelos  ativistas  da causa animal , Dezembro  Verde ,  é o mês dedicado à conscientização do abandono de animais . Apenas em  2019 segundo o instituto Pet Brasil,  mais  de  170 mil  fofineos estavam abandonados sob cuidado de ONGsInfelizmente, es t e Número VEM SE AINDA agravado Mais  e m 2020 ,  justamente  devido  uma pandemia.    

Entre os  principais argumentos  realidade dessa estão  no desemprego, na diminuição da renda, na mudança de casa, término do casamento e acredite se quiser, até mesmo por medo de contrair o novo coronavírus – lembrando que  até o momento , ainda  não   nada de pesquisa que comprove que os nossos  fofineos  são capazes de transmitir a Covid-19.  

Cachorro de Olho

Como surgiu uma campanha

C riada cabelo protetor  de  um nimais  Alex Paiva nenhum  estado d Ceará uma Campanha  Dezembro Verde  surgiu  de hum Desejo  e de Uma  necessidade de  Fazer com that como PESSOAS  falassem Mais Abertamente  Sobre  um bandono de animais ,  that  uma Cada ano que passa ,  apresenta  e st a tísticas  assustadoras.  

O mês escolhido  pela causa  foi, principalmente, por  ser  entre  os  meses de dezembro a fevereiro , o período que o  í nd i ce de casos mais aumenta , p ou ser época de féria s , festas de fim de ano, entre outros eventos, nos quais as pessoas tendem a não querer  mais  cuidar  e se preocupar com  os  catiorineos  e  gatineos . 

gato triste

Outro motivo para o fato de o  Dia Intern a cional dos Animais  ser comemorado no dia 10 de  d ezembro. Em relação  a cor  representativa , ela passou  por  diversas mudanças até chegar ao verde . A principal justificativa foi dela  representar mais  diretamente  a questão ambiental.    

Objetivos da luta

A luta contra o Abandono é a principal pauta desta campanha, porém, ela não é uma única. Existem  outros temas  também discutidos  neste mês,  como  as consequências do desamparo  que influenciam  questões de saúde e segurança pública.   

O abandono é crime

 S egundo Indicador do IBGE,  o Brasil  possui  uma  população canina de 55,2 milhões e felina de 22 milhões . Este número alto nos leva a uma triste realidade, pois nem todos esses animaizinhos possuem um lar definitivo e por isso, acabam fazendo das ruas a  sua casinha.  

gato de olho

Lembrando que alguns deles já nascem sem donos. Porém, muitos são abandonados por pessoas que adotaram ou compraram, mas  que a partir do momento que a bagunça surge e as responsabilidades aumentam, decidem os abandonar. 

Mesmo  isso  acontecendo com muita frequência em nosso país, o abandono de animais é crime ! 

cachorro indignado

Segundo a lei:

Previsto no artigo 32 da lei 9.605/98o abandono de animais é encarado pela legislação como uma forma de maus-tratosA pena para quem é condenado é de três meses a um ano de detenção e multa, sendo aumentada quando o bichinho acaba morrendo. Existem outras normas que garantem a proteção dos fofineos, como a própria Constituição e o Decreto 24.645/34 

Outro ponto que todos devem saber é que não é apenas o abandono considerado um crime. Manter animais em lugares anti-higiênicos, sem espaço, privado de uma vida com qualidade, sem água ou sem comida, como também sem assistência e acompanhamento médico, são crimes muito graves. 

Os motivos:

Já comentamos aqui que a pandemia vem aumentando os casos e trazendo novas justificativas, porém saiba que este problema é extremamente antigo e que já possui motivações bem conhecidas: 

  • Filhotinhos inesperados; 
  • Perda de interesse pelo animal; 
  • Comportamento problemático do animal; 
  • Alergia de algum membro da família; 
  • Nascimento de um filho; 
  • Internação ou morte do tutor; 
  • Férias;

Obs.: Apesar de tudo, nenhuma das justificativas são levadas em consideração pela lei, ou seja, se você denunciar o abandono, o tutor terá que responder.  

 

Tom e Jerry

A denúncia:

A melhor forma de você ajudar um bichinho abandonado é o resgatando, dando muito amor, carinho, o tratando e oferecendo um lar, mesmo que seja temporário, até que outra família o acolha de braços abertos.  

Mas não se esqueça, é muito importante que casos de abandono sejam denunciados, pois assim a lei será mais eficiente: 

  • Todas as denúncias podem e devem ser feitas à polícia militar ou ao Ministério Público; 
  • De preferência, acompanhadas de provas, como fotos, áudios, filmagens ou testemunhas; 
  • Se o bichinho estiver em uma residência vazia, o certo a se fazer é retirá-lo; 
  • Se você notar que um pet foi abandonado e o tutor entrou em um carro, anote a placa;

Cachorro Piscando

A triste situação dos animais abandonados

Infelizmente, a rua oferece inúmeros riscos aos bichinhos. Eles não recebem a vacinação adequada, não se alimentam corretamente, tem a imunidade baixíssima, ficando vulneráveis ao contágio de inúmeras doenças.  

ponto triste

Entre as principais delas, estão: 

  • Hemoparasitoses; 
  • Parasitoses externas; 
  • Dermatites; 
  • Micoses; 
  • Sarnas; 

Além disso, tornam-se os principais alvos de problemas de saúde muito mais gravíssimos como: 

  • Leishmaniose; 
  • Raiva; 
  • Cinomose; 
  • Parvovirose; 

Também há a questão de envenenamentos, ingestão de substâncias tóxicas, ingestão de plantas ruins, atropelamentos, entre outros problemas que levam muitos fofineos a morte. 

Cachorro triste

Dezembro Verde ocorre uma vez ao ano, mas o Abandono de Animais acontece toda hora e a todo momento. Por isso, é muito importante que todos nós, papais e mamães de pets e outros bons cidadãos, fiquemos atentos e façamos a nossa parte cuidando dos fofineos que estão próximos e em nosso alcance. 

O cuidado com os animais precisa começar pelos nossos, oferecendo sempre o melhor a eles, como por exemplo: uma Assistência Pet. Com ela é possível manter a saúde do bichinho sempre em dia e sem causar grandes gastos no fim do mês, que é o principal motivo que leva tantos a temer a responsabilidade de ter um pet 

Cachorro feliz

Nossos amiguinhos de quatro patas merecem todo o amor, o cuidado, o bem-estar e acima de tudo: QUALIDADE DE VIDA! 

Até a próxima,  Aulovers  e  Miaufriends . 🐶💜🐱  

Você também pode gostar

Rolar para cima